Tinha a certeza absoluta de ter uma cópia impressa dessa obra de J.D. Bomtempo . E procura onde deveria estar e não a encontrei. Bem.. mas no arquivo de rascunhos e manuscritos , certamente estará. Não estava.
Sem problema! pedi para o Lafaiete a cópia, pois tudo que eu tenho ele também tem, pois dou cópia para ela de tudo, tudo. E aí? Ele também não tinha. Ele só tinha a xerox do que foi mandado da Biblioteca da cidade do Porto. Tudo certo se não fosse parte para orquestra. me lembro ter tido um trabalho enorme para dessa parte de orquestra transcrever para piano e flauta. É uma obra bem grande, vários movimentos, na verdade uma ópera.
Não queria fazê-la novamente pois o resultado não seria o mesmo ao da época em que fiz. Lembrei de arquivos em disquete, coitados já esquecidos. E lá estava ela! Salva no disquete. Vamos abrir e imprimir!
O disquete não abriu. Daí salvei o conteúdo dele no computador do escritório, que foi o único que abriu o disquete. Passei o conteúdo para um Cd. Não abriu, mas... a musica estava lá! Bom, o pior que poderia acontecer nesse instante seria não conseguir abrir e ter que refazer a musica. Daí tentei abrir o CD no meu PC e nada, no PC do meu marido e nada, no Note book e nada. Instalei um programa do encore no meu PC do escritorio e então o CD abria, falava que tinha algo gravado mas não abria. Instalei um outro encore, dessa vez no PC da minha sala e
abriu!!!!!!.
Porém............... Tudo amontoado, os compassos encavalaram um sobre o outro, tinha compasso com 8 tempos e 1/4, outros com 2 tempos, enfim, uma bagunça só. Até aí foram gastos uns 8 dias de tentativa para abrir o disquete, depois o CD e agora, arrumar aquela bagunça toda que a partitura tinha se transformado.
Muita calma e paciência, arrumando o que precisava, consertos, etc.. Trabalhei quase a semana inteira só para ajeitar a partitura. Como tem muita nota no piano , a diagramação tem que ser feita quase que manualmente pois o programa não entende como deve ficar.
Já terminei, imprimi e ainda falta conferir com o Lafaiete ao vivo para ver se não tem erros de digitação.
O mesmo aconteceu com uma outra musica do Bomtempo a "Marcha para o Lord Wellington" que veio na mesma época de Portugal. Essa não deu mesmo para salvar. Perdi toda ela. Não consegui abrir o disquete de jeito nenhum, eu não achei a partitura e nem o Lafaiete tinha. Eu achei só um rascunho do rascunho com as idéias para a transcrição e foi por aí que me baseei para refazê-la. Também já está impressa e pronta para ser conferida. Não parece mas foram quase 20 dias de trabalho com essas duas preciosidades. Valeu a pena!