quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Diapasão


     Durante o meu curso de piano no conservatório, por várias vezes acompanhei o trabalho do afinador de pianos. Me lembro bem de um afinador, o Sr José Vieira, que também afinava o meu piano. Um senhor super bem educado, inteligente e muito bom profissional. Por anos afinou os pianos do conservatório e também o meu. Numa das vezes que foi em minha casa para afinar o piano, me presenteou com um diapasão. Na década de 70 essa era uma das "ferramentas" de trabalho. Depois dessa visita ele se mudou para o interior e nunca mais soube dele. Para quem não sabe, não conhece e/ou nunca viu, um diapasão funciona assim: segura-se na parte curva logo acima das hastes com o polegar e indicador. Segurando assim, bate-se a haste numa superfície dura. Logo em seguida, coloca-se a parte redonda (parte oposta às hastes) no ouvido e então ouve-se o LA universal. A partir dessa nota, afinam-se as demais. Trabalhoso, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário