segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Na década de 60.

Após o episódio do órgão da igreja, nunca mais tive contato com órgão, pelo menos até o final da década de 60.
Nessa mesma década, prossegui meus estudos de Piano com a Prof. Maria Stella Bartta, o curso de teoria musical com o Prof. Oswaldo J.L.Tolezano, o curso de Folclore e de Harmonia com o Prof. Irani de Oliveira.
Enquanto cursava o piano clássico, sempre procurava tirar as musicas populares da época e outras que minha mãe gostava da década de 30 e 40. Vez por outra, ela cantava e eu a acompanhava ao piano e digo que ela possuía uma voz maravilhosa, era super afinada e apaixonada por música. Quando comecei a estudar piano ela também começou a estudar acordeon ainda lá no bairro do Caxingui e quando mudamos para o Cambuci ela parou por falta de tempo. Porém, de vez em quando ela pegava o acordeon e tocava, sempre com muita alegria no olhar. Bons tempos.... e saudades imensas de Sebastiana Elza Tenan, minha mãe.
Naquela época, os estudos de piano eram acompanhados pelo Serviço de Fiscalização Artística e os conservatórios seguiam uma programação de conteúdo didático onde, para o exame de final de ano o aluno deveria estar com o programa completo, ou seja, um certo número de exercícios, peças e sonatas estudados ao longo do ano. Havia uma banca examinadora composta por 3 professores (sendo um deles, o professor do aluno), a diretora e a fiscal do SFA. Lembro de alguns integrantes de bancas formadas para meus exames:
Prof. Marisa Poppi, Prof. Mirian Morelli, Prof. Oswaldo J.L.Tolezano, Prof.Maria Stella Bartta, Prof. e Diretora do Conservatório Cinira Durce Tasso, Prof. Maria Helena Simões Piedade, Prof. Maria Lenka Russian e Fiscal
Nenny di Lorenzi e outros ainda que não me recordo o nome, porém guardo suas fisionomias.
Os exames de meio de ano, eram mais tranquilos onde só a metade da programação era exigida.
Vale ressaltar que o clima de exames naquela época era o mesmo que hoje envolve um Enem, talvez.
Além do instrumento, eram feitos os exames das matérias complementares também, como teoria e solfejo, harmonia, análise, folclore, história da música, pedagogia, canto coral, etc... Havia também uma nota mínima para passar de ano: nota 5.0. Também audições de meio de ano e de final de ano, além das intermediárias e a formatura.

Um comentário:

  1. Silene!!! Que bom encontrar você. Será que você ainda lembra de mim? Compartilhamos alguns bons momentos no Conservatório Lins!!! Eu fui para Conservatório em 1970. Era aluna da Maria Helena. Me formei com a Turma de 1973. Dei aulas durante 10 anos. Era amiga da Celeste e da Marizilda. Espero que lembre de mim. Acho que posso colaborar com algumas informações para o seu blog. Beijos.

    ResponderExcluir